trocador-de-calor-tubo-tubo.jpg

CÁLCULO PARA TROCADORES DE CALOR

Olá, tudo bom?
Meu nome é Renato e sou professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou professor na Unimep de Reatores Químicos, Operações Unitárias, Processos Químicos e Termodinâmica Aplicada.
Nem sempre um assunto querido no meio acadêmico ou empresarial, os Trocadores de Calor são peças fundamentais em boa parte da indústria de transformação, por isso seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.
Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo trocadores de calor, mais especificamente na questão do CÁLCULO desses equipamentos (vamos usar como bibliografia o livro Processos de Transmissão de Calor de Donald Q. Kern e o livro Trocadores de Calor de Everaldo Cesar da Costa Araújo). Abordaremos o projeto de trocadores tanto Duplo Tubo quanto Casco e Tubo, pelo método do DMLT e pelo método da Efetividade.
São 16 exercícios resolvidos e comentados, além de um módulo extra com 15 questões de concursos relativas a trocadores de calor, questões essas também resolvidas e, claro, comentadas.
São 31 questões. Quase 3 horas e meia de, predominantemente, resolução de exercícios e explicações sobre os mesmos.
Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!

Capa%20Udemy_edited.jpg

CÁLCULO PARA TROCADORES DE CALOR

Conteúdo

Módulo 1: Introdução
Módulo 2: Projeto Trocador Duplo Tubo - Método DMLT
Módulo 3: Método da Efetividade
Módulo 4: Trocador Casco e Tubo
Módulo 5: Lista de Exercícios
Módulo Extra: Questões de Concursos

CÁLCULO PARA TROCADORES DE CALOR

Assista a primeira aula