
CÁLCULO PARA TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Olá, tudo bom?
â
Meu nome é Renato e fui professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou, há alguns anos, professor na Unimep de Reatores Químicos, Operações Unitárias, Processos Químicos e Termodinâmica Aplicada, entre outros.
â
Nem sempre um assunto querido no meio acadêmico ou empresarial, a Transferência de Calor é parte essencial na indústria de transformação, por isso seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.
â
Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo a Transferência de Calor, mais especificamente na questão do CÁLCULO desses fenômenos. Abordaremos, dentre outros, conceitos básicos de Balanço de Energia, Condução em Estado Estacionário (inclui-se aqui as definições, a parte de Aletas Uniformes e não Uniformes e Resistência Térmica), Condução em Regime Transiente (quando é válido e quando não é válido o Método da Capacitância) e a parte de Convecção. Usaremos como principal referência o Incropera (Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, 5/e. Frank P. Incropera.), tanto no caso das tabelas quanto dos exercícios.
â
São 38 exercícios resolvidos e comentados. Quase 4 horas de, predominantemente, resolução de exercícios e explicações sobre os mesmos.
â
Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!