evaporadores-jmg-1.jpg

CÁLCULO DE EVAPORADORES

Olá, tudo bom?
Meu nome é Renato e sou professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou professor na Unimep de Reatores Químicos e Operações Unitárias.
Nem sempre um assunto querido no meio, os evaporadores são peças fundamentais em boa parte da indústria de transformação, por isso seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.
Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo evaporadores, mais especificamente na questão do CÁLCULO desses equipamentos (usando como bibliografia Araujo, E.C.C.; Evaporadores, Edufscar, 2002). Abordaremos um pouco do balanço de energia em caldeiras, trocadores de calor e condensadores devido a possibilidade da mescla desses equipamentos com evaporadores em diversos cursos.
São 19 exercícios resolvidos e comentados incluindo evaporadores de simples efeito, duplo efeito, com e sem elevação de ponto de ebulição (EPE) , feitos passo-a-passo (incluindo encontrar aquelas informações de tabelas termodinâmicas ou mesmo fazer a leitura de gráficos como o diagrama de Dühring para o NaOH). Além disso, também temos 12 questões de concursos relativas a evaporadores, questões essas também resolvidas e comentadas.
São 31 questões. Quase 3 horas e meia de, predominantemente, resolução de exercícios.
Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!

Imagem Site.jpg

CÁLCULO DE EVAPORADORES

Conteúdo

Módulo 1: Introdução, Balanço de Massa e Energia
Módulo 2: Evaporadores Simples Efeito sem EPE
Módulo 3: Evaporadores Simples Efeito com EPE
Módulo 4: Evaporadores Duplo Efeito
Módulo Extra: Questões de Concurso

CÁLCULO DE EVAPORADORES

Assista a primeira aula