processos_químicos_e_biotecnológicos.jpg

CÁLCULO PARA BALANÇO DE MASSA

Olá, tudo bom?

Meu nome é Renato e fui professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou, há alguns anos, professor na Unimep de Reatores Químicos, Operações Unitárias, Princípios de Processos Químicos e Termodinâmica Aplicada, entre outros.

Nem sempre um assunto querido para estudantes e profissionais, tanto o balanço de massa quanto o balanço molar são questões essenciais tanto no meio acadêmico quanto no empresarial de modo que seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.

Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo balanço de massa e balanço molar, mais especificamente na questão do CÁLCULO dos processos que necessitem desses balanços. Abordaremos, dentre outros, uma revisão com unidades básicas, conceitos sobre variáveis de processo, graus de liberdade, fundamentos do balanço de massa e do balanço molar, desvio (ou bypass) reciclo e purga.

São ao todo 30 exercícios resolvidos e comentados, incluindo uma lista de exercícios para você poder praticar (claro que a lista também terá todos os exercícios resolvidos e comentados!). Mais de 3 horas de, predominantemente, resolução de exercícios e explicações sobre os mesmos.

Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!

Esther-en-planta-2112x1056.jpg

CÁLCULO PARA BALANÇO DE MASSA

Conteúdo

Módulo 1: Revisão
Módulo 2: Introdução
Módulo 3: Balanço de Massa
Módulo 4: Balanço Molar
Módulo 5: Lista de Exercícios

CÁLCULO PARA BALANÇO DE MASSA

Assista a primeira aula