ACR38_Maio-Aplicacao-abre-1.jpg

CÁLCULO PARA BALANÇO DE ENERGIA

Olá, tudo bom?

Meu nome é Renato e fui professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou, há alguns anos, professor na Unimep de Reatores Químicos, Operações Unitárias, Princípios de Processos Químicos e Termodinâmica Aplicada, entre outros.

Nem sempre um assunto querido para estudantes e profissionais, os balanços de energia são questões essenciais tanto no meio acadêmico quanto no empresarial de modo que seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.

Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo balanço de energia, mais especificamente na questão do CÁLCULO dos processos que necessitem desses balanços. Abordaremos uma revisão sobre balanço de massa e balanço molar, como calcular balanços de energia em sistemas fechados e em sistemas abertos, sendo esses com ou sem reação química. Importante ressaltar que nosso foco se dará principalmente nos processos envolvendo a indústria química, mas teremos uma noção sobre outros processos (como em trocadores de calor) também.

São ao todo 30 exercícios resolvidos e comentados, incluindo três listas de exercícios para você poder praticar. Quase 3 horas de, predominantemente, resolução de exercícios e explicações sobre os mesmos.

Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!

reator nuclear_edited.jpg

CÁLCULO PARA BALANÇO DE ENERGIA

Conteúdo

Módulo 1: Revisão
Módulo 2: Balanço de Energia em Sistemas Fechados
Módulo 3: Balanço de Energia em Sistemas Abertos sem Reação Química
Módulo 4: Balanço de Energia em Sistemas Abertos com Reação Química

CÁLCULO PARA BALANÇO DE ENERGIA

Assista a primeira aula - Revisão de Balanço de Massa